Aprendizagem
Programa de Aprendizagem Profissional
A Du Projetus se credenciou pelo Programa Federal de Aprendizagem Profissional em 2013. A Aprendizagem Profissional, viabilizada pelo Ministério do Trabalho, se refere a uma política pública de caráter permanente, que reúne a qualificação e a inserção dos jovens aprendizes no mercado de trabalho.
A Associação Du Projetus possui uma equipe psicopedagógica multidisciplinar composta de: assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, administradores e consultores comerciais, com o propósito de auxiliar o aprendiz e as empresas.
Realizamos desde o processo seletivo para ingresso do jovem aprendiz no Programa de Qualificação Profissional até o acompanhamento durante todo o processo de aprendizagem, além de avaliações periódicas para melhoria dos processos, atenção às empresas e visitas domiciliares.
Metodologia de aprendizagem:
Intitulada de Ciclo de Aprendizagem Profissional (CAP), nossa metodologia de aprendizagem visa promover maior conexão entre os conteúdos teóricos e os conteúdos práticos valendo-se da aprendizagem significativa.
Por meio da elaboração de Planos de Ações Sociais (PAS) ao longo do curso, temas referentes às organizações e, portanto, à Administração são trazidos para o contexto do cotidiano do jovem e articulados ao contexto social. Deste modo, a palavra protagonismo passa de conceito em voga para ação e transformação que se reflete em ações sociais.
Os cursos oferecidos em nossa proposta de aprendizagem articulam conteúdos dos módulos básico e específico.
Os cursos de aprendizagem profissional oferecidos atualmente pela Du Projetus se concentram na área da Administração:
• Auxiliar Administrativo (1840 horas)
• Auxiliar de Comércio em Lojas e Supermercados (1280 horas)
• Auxiliar de Linha de Produção (1280 horas)
• Auxiliar de Logística (1280 horas)
A Matriz Curricular tem como parte da grade de ensino conteúdos do módulo básico e do módulo específico, distribuídos em sete eixos:
– Qualidade de vida: impactos no mundo do trabalho
– A inclusão social nas organizações
– Educação financeira
– Formas alternativas de geração de Trabalho e Renda com enfoque na Juventude
– Cidadania: direitos e deveres
– Segurança
– Trabalho, meio ambiente e sustentabilidade.
Destaca-se o papel do Educador Social no processo de ensino-aprendizagem, cuja prática pedagógica encontrará alicerce em uma concepção construtivista de aprendizagem, visando oportunizar a preparação do jovem para torná-lo um cidadão crítico e participativo.