Educação em Quadrinhos

O Projeto Educação em Quadrinhos foi criado com o objetivo de atender crianças em período de contraturno escolar, ajudando a recuperar possíveis perdas educacionais e oferecendo um ambiente seguro e prazeroso para os participantes. Por meio de atividades lúdicas e divertidas, o projeto busca promover o desenvolvimento integral dos atendidos, estimulando sua criatividade, autonomia, sociabilidade e aprendizado significativo.
As atividades pedagógicas visam desenvolver habilidades sociais e escolares das crianças, como orientação para realização das tarefas escolares, matemática e outras ciências de maneira divertida e interativa. Para alcançar esses objetivos, o projeto utiliza ferramentas educacionais como teatralidade, música, esportes e artes em desafios, competições e diversos estímulos visuais, sensoriais, artísticos e sociais.
Quando técnicas como teatro, música, dança e outras artes são utilizadas para ensinar matemática e outras ciências, complementarmente as crianças podem desenvolver várias habilidades além do conhecimento científico em si. Algumas dessas habilidades incluem:
• Criatividade: ao explorar as ciências de forma mais lúdica e artística, as crianças são incentivadas a usar sua imaginação e criatividade para criar soluções para problemas e desafios científicos.
• Colaboração: Atividades que envolvem teatro, música, dança e outras artes geralmente são realizadas em grupo, o que estimula a colaboração entre as crianças, ajudando-as a desenvolver habilidades sociais importantes.
• Auto Expressão: as artes permitem que as crianças se expressem de forma criativa e individual, o que é importante para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança.
• Comunicação: ao participar de atividades que envolvem a utilização de técnicas artísticas, as crianças são incentivadas a se comunicar de forma clara e efetiva, seja por meio de gestos, expressões faciais, voz ou linguagem corporal.
• Pensamento crítico: atividades artísticas também podem estimular o pensamento crítico, já que as crianças precisam tomar decisões e resolver problemas de forma criativa e inovadora.

O Projeto atende crianças entre 6 e 10 anos, estudantes da rede municipal de ensino, preferencialmente em situação de maior vulnerabilidade social. As crianças são atendidas em turmas de 20, das primeiras séries escolares, de segunda a sexta-feira, em espaço único, orientados por auxiliares e educadores sociais.
A interação entre as crianças de diferentes idades promove a empatia e a socialização, além de facilitar o aprendizado do conteúdo. A convivência entre crianças mais velhas e mais novas possibilita a troca de experiências, onde os mais novos têm o hábito de imitar as atitudes dos maiores, o que potencializa o desenvolvimento de ambas as crianças. A cooperação é a chave principal. Brincadeiras lúdicas são propostas ou surgem naturalmente à medida que o conhecimento evolui
Os educadores da iniciativa organizam cuidadosamente os espaços para as atividades do dia, oferecendo aos alunos oficinas dinâmicas e envolventes que abrangem temas de português, ciências, geografia, literatura e matemática. Cada dia da semana apresenta uma temática diferente, seguindo um cronograma previamente estabelecido. Durante o intervalo, será oferecido um espaço para cantigas, para que os alunos possam relaxar e se divertir. Ao final do projeto, os alunos receberão uma certificação, atestando todo o aprendizado adquirido.
No evento de encerramento, serão apresentados os resultados do projeto, além de um momento de confraternização e entrosamento entre as crianças, familiares, representantes da Associação Du Projetus e patrocinadores.

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