Associação Du Projetus

Sistema de Projetos Sociais

Protagonismo Juvenil

Imagem 05
Imagem 05 (3) (1)
Imagem 05 (2)
Imagem 05 (1)

O Projeto Jovem Aprendiz – Protagonismo Juvenil tem como objetivo desenvolver habilidades e competências socioprofissionais em áreas administrativas e de auxiliar de lojas e supermercados para um bom desempenho profissional. Com uma carga horária de 80 horas, o programa prepara os jovens de maneira abrangente e holística, visando seu crescimento e desenvolvimento profissional. A certificação é concedida aos participantes que concluírem 70% do curso.

Os conteúdos desenvolvidos no Protagonismo Juvenil são:

  •  Capacitação específica para as áreas administrativas e de auxiliar de lojas e de supermercados;
  • Orientações sobre as normas e comportamentos do mundo do trabalho;
  • Apoio para o autoconhecimento e para o desenvolvimento das habilidades interpessoais e de comunicação, incluindo habilidades de organização, gestão do tempo, liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional e resolução de problemas;
  • Marketing pessoal:  cenário, conceitos, a importância do marketing pessoal e profissional e componentes do marketing;
  • Elaboração de currículo: currículo, carta de apresentação, interpretação de um anúncio de emprego, elaboração de currículo e formas alternativas de apresentação do currículo.

O Projeto Jovem Aprendiz – Protagonismo Juvenil é importante para jovens que buscam o primeiro emprego, pois oferece a oportunidade de adquirir habilidades, conhecimentos e experiências que serão úteis em sua carreira.  Além disso, como os cursos de iniciação profissional,  ajuda a aumentar a confiança e a autoestima dos jovens, eles passam a se sentir mais preparados e qualificados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. O Protagonismo Juvenil  também pode ajudar os jovens a se destacarem dos demais candidatos a vagas de emprego, já que eles terão um diferencial em relação aos que não fizeram nenhum tipo de curso de capacitação.

Por fim, as iniciativas de capacitação profissional, como o Protagonismo Juvenil, podem ajudar a reduzir a taxa de desemprego entre os jovens, oferecendo-lhes melhores chances de conseguir o primeiro emprego e iniciar suas trajetórias profissionais.

O projeto Protagonismo Juvenil já foi executado em diversas ocasiões e municípios, com o suporte financeiro do FIA – Fundo da Criança e do Adolescente. Todos os jovens certificados foram direcionados e acompanhados em processos seletivos de diferentes empresas, alcançando assim uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

A Du Projetus está buscando expandir o projeto para beneficiar mais jovens e, para isso, conta com o patrocínio de entidades públicas, privadas e empresariais, pois acreditamos que todos os jovens merecem uma chance de desenvolver suas habilidades e competências profissionais.

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá, como posso te ajudar?